x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 173

Retiradas do MEI

Izabela Leandra

Izabela Leandra

Iniciante DIVISÃO 2 , Estagiário(a)
há 49 semanas Terça-Feira | 28 janeiro 2025 | 16:16

Gente, boa tarde, tudo bem? 

Eu sou estudante de contabilidade, e um colega que não é da área me fez alguns questionamentos, mas não ser formada ainda não consegui responder de forma clara...

A questão é a seguinte, ele abriu um MEI recentecemente, mas é somente para prestação de serviços (ele é organizador de eventos), ele não vai ter muitas despesas com essa empresa, e ele queria saber se ele pode mensalmente retirar todo o valor da conta da empresa e passar para a conta de pessoa física... Ao meu ver, não poderia, mas não sei explicar legalmente falando.

Se ele passar todo o valor, mas manter um controle das entradas, na hora de fazer a DIRPF ele consegue isenção de uma parte desse valor (que seria o lucro presumível de 32%)? 

Umas das despesas dele é com transporte (combustível), porém o carro está no nome da PF, ele pode abastecer com o cartão da empresa, e depois deduzir esse valor como despesa da empresa? E a alimentação o mesmo caso? Seria uma possibilidade? Ou todas as despesas tem que ter NF no CNPJ?

E contabilmente falando, teria como a renda toda do MEI ser transformada em lucro? Ou uma parte sempre será tributada? 

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 1 dia Quarta-Feira | 7 janeiro 2026 | 07:51

Bom Dia,

Geralmente empresas do MEI constituídas por apenas uma pessoa física não optam pela contabilidade tradicional de empresas maiores em possuir contas correntes PJ x PF e é aí que está a questão.

Quando uma empresa faz a contabilidade tradicional ela distribui lucro, apenas o lucro vai para a conta corrente PF e aí sim é feita a tributação do IR na Declaração Anual.

Este MEI não tem contabilidade certo? Então funciona assim: Notas Emitidas - 32% (serviço) = Valor Tributado no IR PF

É importante declarar as vendas corretamente na declaração anual do MEI. Se esta empresa tem conta corrente PJ e PF, seria bom fazer a contabilidade tradicional para pagar menos IR como PF.

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade